fbpx

Dicas e curiosidades quentinhas pra você!

20.112020
fondue

Curiosidades: Noite do Fondue – Saiba Como Organizar

Não importa o motivo da felicidade, nós sempre queremos reunir pessoas que consideramos importantes para dividir este momento. E essa é uma ótima opção de receita, porque é muito versátil e fácil de preparar, além de garantir o sucesso na hora da degustação.

E o melhor de tudo: você pode mesclar diferentes ingredientes em sua composição.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é gkNj_uI9-u8mGgztV3BVt3XpZIkwjdHdCDn8kdI_V6aUFVRRNgOpkF3DaFTYcRfP-4NLh15EV6ssJ8KblDinAEpOQYDxeRoV_-8dPoreuhNzwlvknC7q_JReA5mWGSncGWGL9jG0

Ficou curioso para testar??? Então escolha a sua receita favorita – pode ser até mais de uma, por quê não!? – e chame alguém especial hoje mesmo!

Escolha corretamente os utensílios

A primeira etapa para organizar uma noite de fondue inesquecível é escolher os utensílios apropriados para servir seus convidados com esse prato delicioso. Portanto, listamos aqui o que você precisa saber para começar:

  1. Escolha uma panela apropriada para fondue, as famosas rechauds, que podem ser de cerâmica para fondues de queijo e chocolate, ou de inox ou alumínio para fondue de carne. Cada panela dessa serve de 4 a 6 pessoas;
  2. Procure por garfos próprios para mergulhar os acompanhamentos no fondue. Certifique-se também de providenciar potinhos para servir os ingredientes e molhos na mesa;
  3. Para o acendedor das panelas de queijo e óleo, utilize álcool. No caso dos fondues de chocolate, prefira usar velas para evitar queimar o doce;
  4. Antes de servir no conjunto de fondue, sempre prepare os molhos de queijo ou chocolate em uma panela à parte;
  5. Caso você não conte com rechauds específicos, você também pode fazer o fondue em uma panela tradicional – desde que encontre uma maneira de manter a sua panela aquecida durante o jantar.

Os tradicionais Fondue de Queijo e de Chocolate

Os fondues de queijo e de chocolate já caíram no gosto popular de quem resolve preparar uma reunião com esse prato. Eles são práticos e seu sabor dificilmente não agradam a todos.

Normalmente o fondue de queijo é uma ótima entrada para os pratos principais, enquanto o de chocolate é apresentado como sobremesa. Mas isso não quer dizer que você não pode servir esses fondues em outros momentos para seus convidados, pelo contrário! É sempre uma boa pedida.

Preparando fondue de queijo

Existem massas prontas feitas exclusivamente para fondues. No entanto, o fondue de queijo fica muito mais saboroso se for preparado com os tipos Emmental ou Gruyere. Os acompanhamentos ideais para esse tipo de fondue podem ser:

  • Legumes e vegetais: tomate cereja, brócolis, couve-flor, cenoura, batatas, champignons.
  • Carnes e queijos: linguiça calabresa, salsicha, cubos de filet mignon, cubos de presunto, fatias de bacon torrado, queijos misturados.
  • Pães: pão ciabatta, pão de forma picadinho, fofaccia, pão italiano, pão de queijo.
  • Doces: Goiabada, damasco.

Preparando fondue de chocolate

Esse é um clássico das sobremesas de inverno. É realmente muito comum que ela apareça na mesa nos dias mais frios. Os fondues de chocolate podem ser preparados com uma mescla de chocolate amargo e ao leite. Delicioso e não fica com sabor enjoativo! Os acompanhamentos ideais para esse tipo de fondue podem ser:

  • Frutas: Uva, morango, tangerina, kiwi, abacaxi, maçã, banana, figo, laranja.
  • Biscoitos e doces: bolacha maria, wafer, waffles, marshmallow, panquecas picadinhas, mini churros, pequenas bolas de sorvete bem congeladas.

Veja também: O guia completo do chocolate

Cortes de carne macias para a Noite do Fondue

O fondue é tão versátil que pode ser preparado com carne também. Mas é importante se planejar e ficar atento para servir sempre os cortes mais macios. Normalmente, utiliza-se o filé mignon e a alcatra. No entanto, você também pode inovar e servir peixe, frango e carne suína. Apenas atente-se na quantidade para que não haja desperdício.

Outros acompanhamentos interessantes para esse tipo de fondue são:

  • Pepino;
  • Palmito;
  • Picles;
  • Cebola;
  • Tomate cereja;
  • Cenoura;
  • Pão Italiano;
  • Queijo Coalho em cubos.

Acerte na porção na Noite do Fondue

Uma das principais dúvidas quando se deseja fazer uma noite do fondue em casa é acertar na quantidade de comida a ser servida para cada pessoa – como evitar que falte, mas também sem correr o risco de desperdiçar alimento.

É recomendado que cada convidado tenha cerca de 300g de acompanhamentos para mergulhar nos fondues. Sendo assim, se você optar por servir as três receitas, certifique-se de dividir essa porção entre os ingredientes adequados para cada um dos pratos.

Veja também: Evite desperdícios: compre tudo na quantidade correta

Para oferecer uma experiência especial e diferente para as pessoas que você gosta de compartilhar seus momentos, basta ter um pouquinho de criatividade e ousadia na hora de fazer o fondue em casa.

Quais dessas dicas você vai por em prática na sua próxima noite do fondue?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 41 3276-8556
  2. contato@cheirinhodepao.com.br
  3. Rua Anne Frank, 4027 - Loja 02 - Boqueirão, Curitiba - PR, 81650-020

Cheirino de Pão © Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por